domingo, 11 de novembro de 2012

Celular e sala de aula, combinam?


Sexta-feira, 15 de abril de 2011

       Ontem no Jornal do Almoço da RBS, assisti à entrevista realizada com alguns pais e professores sobre o uso do telefone celular na escola.  Após me perguntar sobre o assunto, sobre o meu ponto de vista, decidi que ao meu ver, e considerando as vantagens e desvantagens do uso deste objeto, a minha  opinião é de que o celular deve sim ser utilizado por jovens em ambientes escolares, mas de forma consciente. 
                    Penso que é preciso que o aluno aprenda a respeitar os limites e a ter consciência de seus atos. A vida fora da escola ou de casa  não tem limites. Portanto, acredito que é dentro da escola que o aluno deve, por exemplo, entender porque deve deixar o celular desligado em horário de aula, dentro da sala de aula, saber qual a utilidade do celular em sua vida. A maioria dos jovens utiliza o celular apenas para lazer, limitando o uso  em joguinhos, troca de mensagens com amigos e agora, com a internet móvel, nas redes socias. A lei estadual proíbe o uso de celular na escola, e deixa a critério dos educadores as decisões a serem tomadas , caso haja casos de uso em sala de aula. Mas eu pergunto, não seria melhor apostar em palestras e mobilizações para conscientizarem os jovens da real utilidade do celular? Ensiná-los a partir desta questão, a repensarem suas atitudes? Eis a questão, as tecnologias estão aí e não podem ser simplesmente ignoradas.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário